sexta-feira, 12 de setembro de 2014

CAmb: Indice de Massa Corporal - IMC (Aula 21)

 Essa semana desenvolvemos com a turma um trabalho sobre o Índice de Massa Corpórea, como resultados conseguimos a construção dessa tabela onde compilamos todos os dados levantados com a turma. No total conseguimos o IMC de 187 Alunos (95 Meninos e 92 Meninas).
Trabalho realizado pelos alunos
O que é o Índice de Massa Corpórea (IMC)?

O Índice de Massa Corporal é uma medida utilizada para medir a obesidade adotada pela Organização Mundial de Saúde (OMS). É o padrão internacional para avaliar o grau de obesidade.
O sobrepeso e a obesidade, indicados pelo IMC, são fatores de risco para doenças tais como a hipertensão arterial, a doença arterial coronariana e a diabete, além de outras doenças.
Hoje em dia, o IMC é utilizado como forma de comparar a saúde de populações, ou até mesmo definir prescrição de medicações. Os valores de IMC são independentes de idade e sexo. Apesar disso, o IMC pode não corresponder ao mesmo grau de gordura em diferentes populações devido às diferentes proporções do corpo.
Riscos à saúde associados ao aumento do IMC devem ser constantemente observados e interpretados, já que podem ser diferentes em cada população.

Como eu calculo o IMC?

O método de cálculo do IMC é simples e rápido e permite uma avaliação geral para definir se uma pessoa se encontra em risco de obesidade.
Para determinar o IMC, basta dividir o peso do indivíduo (massa) pela sua altura ao quadrado. A massa deve ser definida em quilogramas (kg) e a altura em metros
Portanto, a fórmula de cálculo é: IMC = massa / (altura x altura). Por exemplo, uma pessoa que pesa 58 kg e mede 1,65 metros terá como resultado um IMC de 21,3. De acordo com os dados de referência, esta pessoa tem um peso adequado à altura.



Como avalio se estou no meu peso ideal?

Para avaliar se você está no seu peso ideal é necessário pegar o resultado final do calculo e comparar com as tabelas especificas para crianças e adolescentes. quanto mais perto da linha verde, mais perto do peso ideal. Já quando se encontra afastado da linha amarela, pra cima ou para baixo, significa que a pessoa está acima ou abaixo do peso.


Tabela do IMC para Meninas

Tabela do IMC para Meninos

Devo me preocupar com o meu resultado?

O calculo do IMC sozinho não pode ser um parramento para avaliar se está com obesidade ou desnutrição, junto com ele é necessário outros testes, entre eles a medição da taxa de gordura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário